quinta-feira, 8 de setembro de 2011

molusco

O filo Mollusca compreende cerca de oitenta a cem mil espécies, que ocupam todos os habitates conhecidos. Possuem o corpo mole, não segmentando, consistindo tipicamente de uma cabeça anterior, um pé ventral e uma massa visceral dorsal. São animais que vivem caracteristicamente apoiados sobre o substrato; entretanto, alguns Gastrópodes e Cefalópodes têm vida pelágica. Diferem dos outros animais por apresentarem duas estruturas exclusivas: o manto e a rádula. O manto é uma dobra da parede do corpo que envolve a massa visceral e cuja porção mais externa tem células que secretam uma concha calcária. A concha está presente na maioria dos moluscos; em alguns grupos desaparece, e em outros se apresenta reduzida e recoberta por uma dobra do manto. A constituição da concha (carbonato de cálcio e uma substância orgânica chamada conchiolina) propicia grandes resistências aos choques mecânicos, devido a esse fato, o numero de fosseis de moluscos é grande, o que nos fornece importantes informações filogenéticas. A rádula, ausente nos bivalves, é uma fita de crescimento contínuo, provida de dentes dispostos em numerosas séries iguais; movimenta-se para diante e para trás raspando o alimento e reduzindo-o a finas partículas. O tipo de rádula varia entre os diversos grupos de moluscos, apresentando-se sob formas especializadas.
Os moluscos são o segundo maior grupo de animais em número de espécies, sendo suplantado apenas pelos artrópodes. Apresentam uma disparidade morfológica sem comparação dentre os demais filos de animais, reunindo os familiares caracóis (reptantes), ostras e mariscos (sésseis) e lulas e polvos (livre-natantes), assim como formas pouco conhecidas, como os quítons, conchas dente-de-elefante (Scaphopoda) e espécies vermiformes (Caudofoveata e Solenogastres). Essa extrema diversidade de formas produz uma primeira impressão de que se trata de um grupo não natural. Os moluscos invadiram quase todos os ambientes; costuma-se dizer que só não há moluscos voando. Ocorrem das fossas abissais até as mais altas montanhas; das geleiras da Antártica até desertos tórridos. Vários grupos de bivalves e gastrópodes saíram do mar e invadiram a água doce e, no caso dos gastrópodes, o ambiente terrestre. Existem moluscos predadores (até mesmo de vertebrados), herbívoros, etc e endoparasitas, filtradores, comensais, sésseis, vágeis, pelágicos, neustônicos etc. Em certos ambientes representam grande biomassa e podem ser importantes na reciclagem de nutrientes.
                                                      CARACTERISTICAS
1-dente feito de quitina,chamado rádula
2-contém viseras que é importante pelas funções vitais do orgão
3-o pé,estrutura muscular tem funções que variam comforme o tipo de vida do animal:cavar,agarrar alimento ou arrastar-se
4-tem manto na pele que fica sobre a concha,o manto se dobra e forma uma cavidade.
5-a cavidade do manto é a cavidade que ficam nos órgãos respiratório.
6-alguns tem brânquias outros respirao pela pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário